A consequência de uma falha em um equipamento pode estar em três grandes categorias:
- Consequências de Segurança e Ambientais: É uma falha que pode levar a impactos ambientais e de segurança
- Consequências Operacionais: É uma falha que impacta a produção ou operação da planta. Geralmente, o custo é monetário.
- Consequências Não-Operacionais: Todas as outras falhas que não se encaixam nas duas categorias anteriores e geralmente tem o custo de reparo apenas.
Parece existir uma certa confusão sobre o tema MBR, o que leva as pessoas a terem diferentes interpretações, mas em geral, o objetivo da MBR seria manter a planta de uma maneira que reduza as consequências de segurança e meio ambiente. Isto pode ser conseguido através de um sistema de gerenciamento dos equipamentos da planta, identificando-se todas as possíveis falhas de equipamentos que também possam oferecer um efeito associado à segurança das pessoas e meio ambiente.
Por exemplo: você pode ter uma bomba transferindo água gelada à um reator nuclear. Se a bomba falhar e o reator não parar, rapidamente a falha da bomba pode levar a um evento de maiores proporções, com severas consequências de segurança, ambientais e operacionais. Nesta situação, a MBR deveria identificar que uma bomba reserva deveria ser instalada no processo, ou alternativamente, fazer melhorias na manutenção periódica da bomba original durante os períodos em que s epode parar a bomba com segurança.
Basicamente, quando você fizer uma avaliação de risco, deve responder à três perguntas:
1 - O que aconteceria se o evento considerado realmente acontecer?
2 - Qual é a propabilidade de o evento ocorrer?
3 - O nível de risco é aceitável?
O produto das duas primeiras questões quantificam o risco. A terceira é medida pela gerência ou comunidade (sentimento).
Por exemplo, uma falha de um item em particular da planta pode resultar em dez mortes com a probabilidade de uma em mil anos. Baseado nesta hipótese, existe a probabilidade de uma morte a cada cem anos. A quetão agora é: isto é aceitável para a sua organização (indústria)?
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)